A região metropolitana de Buenos Aires, capital da Argentina, registrou na noite desta terça-feira uma falha no fornecimento de energia elétrica, afetando diversos bairros da cidade. O problema se estendeu até a madrugada de quarta-feira.
A distribuidora de energia Edesur informou que uma falha na Subestação Bosques provocou interrupções que atingiram várias outras subestações na Capital Federal e no Conurbano.
"Nossos times técnicos já estão trabalhando na região. O fornecimento será restabelecido em etapas", detalhou a empresa em comunicado publicado em sua conta no X.
Por enquanto, o número de pessoas afetadas é desconhecido. Até a 1h (horário local), segundo dados divulgados pela Edenor e pela Edesur, pelo menos 33 mil pessoas estavam sem serviço. No entanto, pouco depois, os sites de ambas as empresas deixaram de ser atualizados, segundo veículos locais.
Segundo relatos, o calor extremo que atinge a região, aliado ao uso intensivo de ar-condicionado e ventiladores, aumentou a pressão sobre a rede elétrica, provocando diversos cortes de energia.
O Serviço Meteorológico Nacional, por sua vez, emitiu alerta para temperaturas acima de 30 °C. Na cidade de Buenos Aires, a máxima deve chegar a 36,9 °C, enquanto a mínima ficará em 28 °C.
Nas redes sociais circulam vídeos e fotos compartilhados por usuários que mostram os efeitos do apagão em várias áreas da cidade.