
Tribunal armênio retira da prisão o empresário perseguido Samvel Karapetian

A medida de prisão preventiva decretada na Armênia contra o bilionário Samvel Karapetian foi convertida em prisão domiciliar mediante pagamento de fiança, anunciou seu advogado, citado por veículos da imprensa local nesta terça-feira (30).

Vídeos que circulam na mídia mostram multidões de apoiadores aplaudindo no momento em que o empresário deixou a prisão. Anteriormente, o Tribunal de Apelações da Armênia decidiu que a detenção de Karapetian, que desencadeou protestos no país, foi ilegal.
Samvel Karapetyan was taken home by police car from the detention center. The court today decided to release him from custody and place him under house #arrest.#Armenia#oppositionpic.twitter.com/vPEGBXAkfG
— Karina Karapetyan (@KarinaKarapety8) December 30, 2025
Karapetian foi preso em junho por ordem judicial, acusado de incitar a tomada do poder após defender publicamente a Igreja Apostólica Armênia, alvo de críticas do primeiro-ministro Nikol Pashinián. A prisão foi amplamente condenada por diversas figuras políticas, religiosas e empresariais, tanto dentro quanto fora desse país do Cáucaso Sul.
