Notícias

Nintendo inclui personagem transgênero no novo jogo do Mario

A nova edição de "Paper Mario: The Thousand-Year Door" inclui uma parte do diálogo que havia sido removida da tradução em inglês da versão de 2004.
Nintendo inclui personagem transgênero no novo jogo do MarioAP / Hiro Komae

A empresa japonesa de entretenimento Nintendo incluiu Vivian, personagem transgênero, no novo videogame da série Paper Mario, informou o portal de notícias LGBT* PinkNews nesta semana.

A nova versão de 'Paper Mario: The Thousand-Year Door" para o console Nintendo Switch inclui um trecho de diálogo que havia sido removido da tradução em inglês na versão anterior, aparecendo apenas na versão japonesa. Nele, Vivian afirma que é transgênero.

"Na verdade, demorei um pouco para perceber que eu era a irmã dela, não o irmão. Agora o seu bullying usual parece mais pesado", explica Vivian na versão de 2024 em inglês, que utiliza os pronomes femininos em designação, levando em conta sua identidade de gênero.

A personagem Goombella, por exemplo, diz em determinado momento: "Esta é a Vivian. Ela é a mais jovem das três Shadow Sirens... ela não parece muito notável. Uh... ela é bem bonita, eu acho... ela pode até ser mais bonita do que eu.... O que estou pensando?"

*O movimento internacional LGBT é classificado como uma organização extremista no território da Rússia e proibido no país.