Notícias

Cazaquistão condena duramente tentativa ucraniana de atacar residência de Putin

O presidente cazaque também transmitiu a Putin suas felicitações cordiais pelo próximo Ano Novo.
Cazaquistão condena duramente tentativa ucraniana de atacar residência de PutinAdministração Presidencial da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, manteve uma conversa telefônica com seu homólogo do Cazaquistão, Kasim-Yomart Tokayev.

Durante o diálogo, o líder cazaque condenou com veemência a recente tentativa de ataque com numerosos drones contra uma residência oficial do presidente russo, perpetrada pelas Forças Armadas do regime ucraniano.

Após tratar desse episódio, os dois chefes de Estado trocaram felicitações cordiais pelo próximo Ano Novo e discutiram diversos temas atuais da agenda bilateral, incluindo o andamento da implementação dos acordos alcançados durante a visita de Estado de Tokayev a Moscou, realizada em novembro.

  • Moscou denunciou na segunda-feira (29) uma tentativa do regime de Kiev de atacar com 91 veículos aéreos não tripulados de longo alcance a residência oficial Dolguie Borody da Presidência russa, localizada na província de Novgorod.
  • "Queremos destacar o fato de que essa ação foi realizada durante as intensas negociações entre a Rússia e os Estados Unidos para resolver o conflito ucraniano. Ações imprudentes como essa não ficarão sem resposta", ressaltou o chanceler russo Sergey Lavrov.

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou conhecimento do episódio durante uma recente conversa telefônica com Vladimir Putin, e afirmou ter ficado ''muito irritado''.