O mexicano Juan Pedros Franco, reconhecido pelo Guinness Book of Records como o homem mais obeso do mundo, morreu aos 41 anos, informou a imprensa regional na segunda-feira (29).
O falecimento do homem, que já chegou a pesar cerca de 600 kg, ocorreu em decorrência de complicações sistêmicas causadas por uma infecção renal.
O médico assistente divulgou um comunicado no qual explica a causa da morte e destaca a importância do caso de Franco para chamar a atenção à obesidade grave como uma doença.
Em 2017, Franco entrou para o Guinness Book of Records como a pessoa mais obesa do mundo. No mesmo ano, iniciou duros esforços para emagrecer, que incluíram a adoção de uma dieta mediterrânea e a realização de duas intervenções cirúrgicas: primeiro, uma gastrectomia vertical (manga gástrica) e, posteriormente, um bypass gástrico.
Ele conseguiu reduzir em quase 50% o seu peso, o que lhe permitiu recuperar uma parte significativa de suas capacidades físicas e contribuiu para que enfrentasse a Covid-19 em 2020.