Sistema hipersônico russo Oreshnik entra em serviço em Belarus

O sistema russo de mísseis balísticos Oreshnik entrou em serviço em Belarus, onde houve nesta terça-feira (30) uma cerimônia solene com o hasteamento da bandeira das Tropas de Mísseis de Designação Estratégica da Rússia, informou o Ministério da Defesa russo.
🇧🇾 Sistema hipersônico russo Oreshnik entra em serviço em BelarusO míssil balístico russo de alcance intermediário é capaz de atingir velocidades hipersônicas de até Mach 10, equivalente a cerca de 3 quilômetros por segundo. pic.twitter.com/1r7GpQqZW1
— RT Brasil (@rtnoticias_br) December 30, 2025
Antes de entrarem em serviço de combate, especialistas em lançamento, comunicações, segurança e fornecimento de energia, além de motoristas mecânicos, receberam treinamento adicional.
"São ministradas aulas diárias e semanais de treinamento de combate, treinamento tático e treinamento tático-especial", afirmou um oficial, ressaltando que o pessoal "demonstrou seu profissionalismo na prática".
Sistema de mísseis sem precedentes
O Oreshnik é capaz de atingir a velocidade hipersônica de Mach 10, o que equivale a quase três quilômetros por segundo. A potência de um ataque massivo com o míssil de cruzeiro pode equivaler a um ataque nuclear, aniquilando o que estiver no centro da explosão.
Segundo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, "não há nenhuma possibilidade de derrubar esses mísseis", cujo alcance chega a 5.500 km.
O primeiro uso da arma ocorreu em 21 de novembro de 2024, quando "uma bola de fogo cruzou o céu" na cidade de Dnepropetrovsk e destruiu, com uma "explosão precisa, profunda e aparentemente silenciosa", a planta ucraniana de Yuzhmash: um dos maiores complexos industriais conhecidos desde a época da União Soviética, que agora produzia tecnologia de mísseis e outras armas para o regime de Kiev.
Saiba tudo sobre o Oreshnik em nosso artigo.
