Uma reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está prevista para esta segunda-feira (29), na residência de Trump em Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida.
A expectativa é que a agenda central do encontro seja a segunda fase da trégua na Faixa de Gaza, que deverá tratar do desarmamento do grupo palestino Hamas, da desmilitarização do território, da criação de um comitê tecnocrático e do eventual envio de forças internacionais.
Também deve ser discutida a questão do Irã, cujo programa nuclear Netanyahu busca neutralizar. O primeiro-ministro israelense pretende obter apoio dos Estados Unidos para mais ataques contra Teerã.
Entre outros temas que podem ser discutidos pelos dois líderes está o desarmamento do grupo Hezbollah no Líbano, que tem sido alvo de ataques recorrentes por parte de Israel, apesar do cessar-fogo firmado em novembro do ano passado. Tel Aviv justifica as ações alegando que o movimento estaria tentando se rearmar.
A primeira fase do plano foi marcada por acusações mútuas de violações da trégua. Nesse período, o Hamas libertou todos os reféns restantes, vivos e mortos, com exceção do corpo de um deles.