Notícias

Estado-Maior russo: Kiev não está conseguindo realizar ofensivas

"No total, 6.640 quilômetros quadrados de território e 334 assentamentos passaram para nosso controle este ano", precisou Valery Gerasimov.
Estado-Maior russo: Kiev não está conseguindo realizar ofensivasGettyimages.ru / Diego Herrera Carcedo / Anadolu

As Forças Armadas da Ucrânia deixaram de realizar operações ofensivas e se limitam a tentar manter posições, afirmou nesta segunda-feira (29) o chefe do Estado-Maior da Rússia, Valery Gerasimov, em reunião com o presidente Vladimir Putin.

"O inimigo não está realizando nenhuma ofensiva ativa. Concentra seus esforços em reforçar suas defesas e tenta conter nosso avanço através de contra-ataques em zonas isoladas e o uso massivo de drones", disse Gerasimov.

Segundo ele, em dezembro as forças russas tomaram cerca de 700 quilômetros quadrados de território e 32 localidades, o maior avanço mensal do ano. "No total, 6.640 quilômetros quadrados de território e 334 assentamentos passaram para nosso controle este ano", acrescentou.

"O agrupamento de tropas Sever [“Norte” em russo] continua ampliando sua zona de segurança nas regiões fronteiriças das províncias de Sumy e Kharkiv. Em dezembro, após a ofensiva russa em Volchansk, foi estabelecido o controle sobre cinco assentamentos nessas províncias.

Durante as missões de combate, as unidades de engenharia do grupo estão desminando os distritos de Sudzhansky, Glushkovsky e Koreniovsky da província de Kursk", afirmou.

Gerasimov destacou a participação das unidades do Exército Popular da República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

"As unidades do agrupamento de tropas Zapad ["Oeste"] continuam derrotando as formações inimigas a leste de Kupiansk, na margem esquerda do rio Oskol. O território controlado pelo agrupamento das Forças Armadas da Ucrânia, cercado na margem esquerda, foi reduzido a mais da metade. A liberação das aldeias de Boguslavka e Dibrovo foi concluída hoje", disse.

O chefe do Estado-Maior informou também que nas direções de Krasny Liman e Rubtsovsk as tropas russas "avançam ativamente". "Continua a destruição das formações inimigas cercadas em Drobyshevo. Mais da metade da localidade está controlada por tropas russas", afirmou.

"Após liberar Seversk, o agrupamento de tropas Yug ["Sul"] avança ao longo de uma ampla frente em direção a Slaviansk. Continua a liberação de Konstantinovka", disse.

Segundo Gerasimov, após a tomada de Krasnoarmeisk e Dimitrov, unidades do agrupamento de tropas Tsentr ["Centro"] "estão desenvolvendo uma ofensiva ao longo de uma ampla frente ao norte da conurbação de Krasnoarmeisk-Dimitrov". "Em Grishino, toda a zona sudeste da localidade passou para nosso control", afirmou.

"Simultaneamente, as forças do agrupamento estão estabelecendo com sucesso uma zona de segurança na província de Dnepropetrovsk. Aproximadamente a metade da aldeia de Novopavlovka já foi libertada, e estão ocorrendo combates urbanos em Novopodgorny", acrescentou.

Por fim, o chefe do Estado-Maior informou que o agrupamento de tropas Vostok [“Leste”] "continua desenvolvendo sua ofensiva na província de Zaporozhie, penetrando nas defesas inimigas na margem ocidental do rio Gaichur".

"As unidades do agrupamento de tropas Dniepr avançam em direção à cidade de Zaporozhie. A aldeia de Lukiyanovskaya foi libertada. A libertação de Primorskoye está sendo finalizada. Continuam os combates urbanos em Orekhovo", concluiu.

Mais informações em breve.