O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reuniu-se hoje com seu alto comando militar para discutir a situação na área da operação militar especial.
"Nossa reunião acontece na véspera do Ano Novo. Tradicionalmente, é o momento de avaliar os resultados do nosso trabalho", declarou o presidente russo. Ele também observou que tanto o ministro da Defesa, Andrey Belousov, quanto o Chefe do Estado-Maior General, Valery Gerasimov, apresentaram um relatório detalhado sobre os resultados alcançados em 2025 durante a reunião ampliada do Estado-Maior General do Ministério da Defesa.
"Hoje, daremos atenção especial à situação atual na linha de frente. Discutiremos os resultados do nosso trabalho", afirmou Putin.
Ele anunciou que as tropas russas do agrupamento Vostok ["Leste" em russo] romperam as defesas das Forças Armadas da Ucrânia e estão avançando em direção à cidade de Zaporozhie. O chefe do grupo de tropas do Dnepr, Mikhail Teplinsky, afirmou que as unidades de vanguarda russas já estão a cerca de 15 quilômetros dos arredores da cidade de Zaporozhie.
Gerasimov destacou ainda os avanços significativos realizados pelo Exército russo no fronte:
"No total, este ano assumimos o controle de 6.640 quilômetros quadrados de território e 334 cidades", observou o chefe do Estado-Maior russo.
"O inimigo não está realizando nenhuma ofensiva", indicou ele, acrescentando que os esforços do regime de Kiev estão concentrados principalmente no fortalecimento de suas defesas e na tentativa de diminuir o ritmo da ofensiva russa.