
China inicia exercícios de bloqueio e dissuasão ao redor de Taiwan

O Comando do Teatro Oriental da China deu início nesta segunda-feira (29) a exercícios militares de larga escala nas proximidades de Taiwan, informou o porta-voz do comando, Shi Yi, citado pela agência de notícias Xinhua. Segundo o porta-voz, a ação é um alerta a grupos que defendem o separatismo da ilha.

De acordo com o porta-voz, as manobras da "Missão Justiça 2025" terão foco em patrulhas de prontidão para o combate aéreo e marítimo, na obtenção de superioridade conjunta, além do bloqueio de portos e áreas estratégicas e de ações de dissuasão multidimensional na região.
Os exercícios ocorrem no estreito de Taiwan e nas áreas norte, sudoeste, sudeste e leste da ilha, com a participação do Exército, Marinha, Força Aérea e da Força de Mísseis chinesas, afirmou Shi Yi.
China Military Bugle, an official media account under the Chinese People's Liberation Army (PLA) News Media Center, posted a video on Monday showing the sketch maps of PLA's military exercises around China's Taiwan island in 2022, 2024 and 2025. The chain of encirclement around… pic.twitter.com/4UsRQnQmMk
— Global Times (@globaltimesnews) December 29, 2025
As manobras se dão após a aprovação, pelos EUA, de um pacote de ajuda militar a Taiwan de mais de US$ 11 bilhões.
Pequim classificou a medida como uma violação de sua soberania, segurança e integridade territorial e prometeu uma resposta firme e decisiva.
- Taiwan é autogovernada desde 1949, mas a China a considera parte indivisível de seu território. A maioria dos países do mundo, incluindo Rússia e Brasil, reconhece a ilha como parte da República Popular da China.
