
Coreia do Sul abrirá acesso ao principal jornal da República Popular Democrática da Coreia

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul anunciou na sexta-feira (26) que o governo adotará medidas administrativas para ampliar o acesso público ao Rodong Sinmun, principal jornal do Partido dos Trabalhadores da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), informou a agência de notícias Yonhap.
Atualmente, o acesso na Coreia do Sul a veículos de comunicação e publicações do país vizinho é restrito, pois esses conteúdos são classificados como "materiais especiais" devido ao potencial caráter de propaganda da RPDC.

Hoje, o Rodong Sinmun só pode ser consultado em locais específicos, como o "Centro de Informação da Coreia do Norte", vinculado ao Ministério da Unificação, e apenas após a verificação da identidade do interessado e do objetivo da consulta.
Se o jornal vier a ser reclassificado como material de interesse geral, os sul-coreanos terão acesso mais simples à edição impressa, embora o site da publicação continue bloqueado no país.
O Serviço Nacional de Inteligência (NIS) da Coreia do Sul afirmou que analisará "proativamente" a possibilidade de suspender a proibição de acesso online a sites ligados a Pyongyang.
Atualmente, o governo mantém restrições a cerca de 60 sites da RPDC com base na Lei de Redes de Informação e Comunicação, que permite limitar o acesso público a conteúdos relacionados a atividades vedadas pela lei de segurança nacional.
