Kiev deve 'agir rápido' e tomar decisão 'responsável' sobre Donbass para encerrar conflito – Kremlin

Segundo Yuri Ushakov, assessor do presidente russo Vladimir Putin, a decisão seria coerente com o progresso alcançado nas negociações entre a Rússia e os Estados Unidos..

O assessor da Presidência da Rússia, Yuri Ushakov, afirmou neste domingo (28) que o regime de Kiev deve tomar, em breve, uma decisão política "corajosa e responsável" em relação à região de Donbass, com a finalidade de encerrar por definitivo o conflito ucraniano.

"Para pôr fim definitivamente às hostilidades, Kiev deve, antes de mais nada, tomar uma decisão política corajosa e responsável, em consonância com o trabalho que vem sendo realizado por meio do canal russo-americano. Essa decisão relativa ao Donbass faria sentido se fosse adotada sem demora, dada a situação na frente de batalha", declarou Ushakov.

O assessor enfatizou que tanto o presidente russo, Vladimir Putin, quanto o presidente norte-americano, Donald Trump, "compartilham, em geral, opiniões semelhantes de que a opção proposta pelos ucranianos e europeus — um cessar-fogo temporário sob o pretexto de preparação para um referendo ou outros pretextos — só leva a um prolongamento do conflito".

Ushakov fez as declarações após uma conversa telefônica entre Putin e Trump, que ocorreu por iniciativa do presidente americano antes de seu encontro com o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky.

"Trump ressaltou a necessidade de encerrar as hostilidades o mais rápido possível e falou das perspectivas impressionantes de cooperação econômica que se abririam então. Ele disse estar mais uma vez convencido do compromisso da Rússia com uma solução política e diplomática e que, com isso em mente, planeja estruturar o encontro de hoje com Zelensky", concluiu.