Notícias

Reino Unido impõe restrições de visto a país africano e anuncia repatriamento de outros dois países

O anúncio dá sequência ás restrições do programa britânico de asilo a estrangeiros, diante de crescente pressão ao governo de Keir Starmer em questões migratórias.
Reino Unido impõe restrições de visto a país africano e anuncia repatriamento de outros dois paísesGettyimages.ru / Andrew Aitchison / Contributor

O governo do Reino Unido anunciou no sábado (27) novas medidas de controle migratório, informando que Angola e Namíbia aceitaram o retorno de seus cidadãos que se encontram ilegalmente em território britânico, divulgou a agência britânica Reuters.

A informação dá seguimento a uma ameaça de sanções de visto aos países que não cooperassem com a nova política, anunciada em novembro.

"Um grande número de pessoas está em movimento. Enquanto algumas são refugiadas, outras são migrantes econômicos que buscam usar e abusar do nosso sistema de asilo", declarou à época Shabana Mahmood, chefe do Ministério do Interior do Reino Unido.

Em contrapartida, a República Democrática do Congo foi penalizada com a suspensão de serviços de visto prioritários e tratamento especial para autoridades, devido à falta de colaboração. Mahmood alertou que as medidas contra o país podem ser intensificadas até a suspensão completa de vistos caso a cooperação não melhore rapidamente.

Endurecimento migratório

Segundo a secretária de Estado para Assuntos Exteriores, Yvette Cooper, o Reino Unido já deportou mais de 50 mil pessoas desde julho do ano passado, um aumento de 23% em relação ao período anterior.

A medida ocorre em um contexto de crescente pressão ao governo de Keir Starmer e atenção aos temas migratórios, que atualmente são vistos como a principal preocupação dos eleitores, superando até mesmo questões econômicas em recentes pesquisas de opinião.