
Após crise de soluços, Bolsonaro passará por nova cirurgia na segunda-feira (29)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será submetido a uma nova cirurgia na segunda-feira (29), após apresentar agravamento em um quadro de soluços persistentes. A informação foi divulgada pela equipe médica do hospital DF Star, em Brasília, onde ele está internado desde quarta-feira (24).

De acordo com os médicos, a primeira parte do tratamento foi realizada neste sábado (27), quando foi feito o bloqueio do nervo frênico direito. A segunda etapa, programada para segunda-feira (29), irá bloquear o lado esquerdo do mesmo nervo, responsável por auxiliar os movimentos do diafragma. Os profissionais afirmam que o procedimento foi dividido em duas fases para evitar riscos à saúde do paciente.
O agravamento do quadro ocorreu na sexta-feira (26), quando Bolsonaro acordou abatido após uma forte crise de soluços. Os medicamentos utilizados não surtiram efeito, o que levou à decisão de intervenção cirúrgica.
O procedimento realizado no sábado (27) foi considerado bem-sucedido, e Bolsonaro retornou ao quarto após período de observação. Segundo o médico Claudio Birolini, "após a 2ª cirurgia, pelo menos mais 48 horas. A depender da recuperação do paciente".
A equipe médica informou ainda que o ex-presidente "deverá seguir com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e cuidados clínicos".
Bolsonaro está preso desde 22 de novembro 2025 na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. As cirurgias foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após solicitação da defesa. Ele deverá retornar à cela após a conclusão do tratamento médico e liberação hospitalar.
