O vídeo gravado por Ana Beatriz Araujo Santa Cruz Goyanna, de 17 anos, mostra muito mais do que a reação à leitura de um e-mail: revela o momento em que a jovem estudante da rede pública do Distrito Federal descobre que foi aprovada com uma bolsa integral para estudar neurociência em Harvard, uma das universidades mais prestigiadas do mundo.
A emoção foi compartilhada com os pais. Sentada em frente ao computador, Ana Beatriz aparece nervosa, segurando as lágrimas enquanto diz: "Vou abrir meu resultado de Harvard agora. Estou muito nervosa. Já chorei, mas espero que dê certo. Entreguei nas mãos de Deus, pois sei que dei meu melhor".
Após alguns segundos de hesitação, vem o alívio e a comemoração: "Valeu, galera! Passei!", celebra, chorando e sorrindo ao lado da família.
A bolsa conquistada pela estudante brasileira representa um investimento estimado em cerca de R$ 2 milhões. Ana Beatriz deve iniciar os estudos na instituição norte-americana em agosto de 2026.
A estudante brasileira começou sua trajetória científica em 2021, como bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPQ, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). Desde então, tem se dedicado à pesquisa em saúde pública, sendo medalhista de ouro na fase local da Olimpíada Brasileira de Neurociências.
Além da atuação acadêmica, a jovem fundou o projeto "Juventude pelo SUS", uma iniciativa de podcasts que retrata as histórias de profissionais da linha de frente do Sistema Único de Saúde. No campo legislativo, atua como voluntária no Congresso Nacional, onde já redigiu 17 Projetos de Lei atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.