Notícias

China: Pequim e Brasília concordam em "muitas questões importantes"

Em nota recente, a Chancelaria chinesa defendeu o fortalecimento do "intercâmbio e da cooperação" pela erradicação da pobreza.
China: Pequim e Brasília concordam em "muitas questões importantes"Ministério das Relações Exteriores da China

O Governo chinês declarou que Brasília e Pequim "compartilham da mesma posição em muitas questões importantes" em uma nota emitida na quinta-feira, em razão da visita de Celso Amorim, conselheiro da presidência da República, à capital chinesa.

"O presidente Lula atribui grande importância à erradicação da pobreza, e a China tem feito conquistas notáveis nesse sentido, de modo que os dois lados podem fortalecer o intercâmbio e a cooperação", lê-se no documento.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional, os cidadãos chineses possuem uma renda média significativamente maior do que os brasileiros, ao passo que a China figura, na contemporaneidade, como a maior economia global em termos de Paridade de Poder de Compra. 

O documento também afirma que o relacionamento entre os dois países "transcende o âmbito institucional", desempenhando um papel importante na proteção dos interesses comuns "de todos os países em desenvolvimento".

Nesse contexto, a chancelaria chinesa manifestou seu apoio à presidência brasileira no G20, que tem como uma de suas principais bandeiras a reforma das principais instituições econômicas globais. 

Nesta semana, conforme apurado pela RT Brasil, o ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou estar "completamente impressionada" com as articulações da presidência brasileira do G20, declarando que as pautas sustentadas representam o oposto da ordem Ocidental baseada em "privilégios".