Notícias

Primeiro "santo millenial" vai ser canonizado por realizar milagres do além-túmulo

Carlo Acutis foi beatificado em 2020, depois que o Sumo Pontífice o reconheceu por um milagre no Brasil em 2018.
Primeiro "santo millenial" vai ser canonizado por realizar milagres do além-túmuloAP / Gregorio Borgia

O papa Francisco, em uma audiência na quinta-feira com o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, aprovou os decretos para a canonização do adolescente italiano Carlo Acutis, que morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos de idade.

O escritório de imprensa da Santa Sé informou que o pontífice havia convocado um Consistório, em uma data ainda a ser determinada, no qual vários beatos serão canonizados, incluindo Acutis, que o Vaticano descreveu como "alguém que nasceu original, mas não morrerá como uma fotocópia", e que usou "sua criatividade na web para deixar uma mensagem que não se consome ou se perde como tantos algoritmos".

O jovem, também conhecido como o "santo padroeiro da Internet", era um católico devoto, que se dedicou ao catecismo virtual criando um site para divulgar os milagres dos santos.

O caminho de Acutis para a santidade começou em 2020, quando ele foi beatificado depois que o papa o reconheceu por um milagre no Brasil em 2018. Na audiência de quinta-feira, Francisco concedeu ao jovem um segundo milagre, que ocorreu na Itália em 8 de julho de 2022.

Acredita-se que uma menina que estava em estado grave de saúde após um acidente de bicicleta tenha sido curada depois que sua mãe visitou o túmulo de Acutis para pedir que ele intercedesse por sua filha.

O túmulo aberto de Acutis está no Santuário da Expoliação, no município italiano de Assis, vestido com um moletom e tênis. Quando ele foi exumado para beatificação, 14 anos após sua morte, seus restos mortais estavam em condições aparentemente perfeitas.