Níger proíbe entrada de cidadãos dos EUA por tempo indeterminado

A decisão é uma resposta à recente inclusão do Níger, por parte de Washington, em uma lista de países cujos cidadãos estão sujeitos à recusa automática de vistos.

O Níger suspendeu indefinidamente a emissão de vistos de entrada para cidadãos dos Estados Unidos, impedindo o acesso ao território nacional, relatou a ANP na quinta-feira (25).

A decisão é uma resposta à recente inclusão do Níger, por parte de Washington, em uma lista de países cujos cidadãos estão sujeitos à recusa sistemática de vistos, como resultado do endurecimento das restrições de viagem impostas pelos Estados Unidos, esclareceu a fonte da ANP.

Em 16 de dezembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que estabelece a proibição total de entrada de cidadãos de diversos países, afetando o Níger e outras quatro nações africanas: Burkina Faso, Mali, Sudão do Sul e Serra Leoa.

De acordo com Trump, a medida se deve às supostas atividades de "organizações terroristas" na região do Sahel – incluindo ataques e sequestros –, além de supostos casos de permanência irregular de cidadãos nigerinos nos Estados Unidos após o prazo autorizado pelos vistos.