Notícias

Equador restringe passagens de fronteira com Peru e Colômbia

A chancelaria do país esclareceu que a medida se deve a razões de segurança nacional.
Equador restringe passagens de fronteira com Peru e ColômbiaJohn Elk III

O Ministério das Relações Exteriores do Equador anunciou na quarta-feira (24) o fechamento de diversos pontos de fronteira a partir de 24 de dezembro, por motivos de segurança nacional.

Segundo a nota, a partir dessa data "permanecerão abertos apenas as passagens internacionais de Rumichaca (Centro Nacional de Atenção Fronteiriça), na fronteira com a Colômbia, e de Huaquillas (Centro Binacional de Atenção Fronteiriça e ponte internacional), na fronteira com o Peru".

As autoridades equatorianas informaram que os governos da Colômbia e do Peru já foram notificados e destacaram que "os postos fronteiriços citados serão os únicos autorizados para a circulação internacional entre o Equador e os dois países".

Resposta do Peru

A Chancelaria peruana informou ter "estabelecido contato com suas contrapartes equatorianas com o objetivo de adotar medidas que permitam gerenciar a presente situação e reforçar de maneira conjunta o combate à delinquência organizada transnacional e o controle da migração irregular".

"O Governo do Peru reafirma sua melhor disposição para cooperar com as autoridades equatorianas em matéria de segurança, no marco dos mecanismos e acordos binacionais e regionais vigentes", concluiu.