IMAGENS: conheça o cotidiano no lugar mais frio da Terra

Este ano, a república de Sakha (Yakutia), no Extremo Oriente russo, reforçou seu status como a área habitada mais fria do mundo.
Na semana passada, três localidades da região registraram as temperaturas mais baixas da Terra. Pokrovsk marcou -51,7 °C, a mais baixa do planeta. Em seguida, a estação meteorológica de Sukhana, no distrito de Olenyok, registrou -49,4 °C, e a aldeia de Krest-Khaldzhai anotou -48,7 °C.
Na quarta-feira (24), a cidade de Diliankir registrou -58 °C, estabelecendo uma nova marca na região.
O vilarejo de Oimiakon mantém o título de povoamento humano mais frio do planeta, recorde histórico de 1924, quando foi registrada a temperatura mais baixa já documentada na Terra: -71,2 °C.
Сильная пурга накрыла Тикси в Якутии: ветер до 35 м/с, видимость практически нулевая.В городе сейчас -33 °С. Отменены занятия в школах и закрыты детсады, пишут в местных группах. Женщинам, чья деятельность не связана с непрерывным производством, разрешили не работать pic.twitter.com/hUj22bXOmL
— Zerkalo_newz (@Zerkalo_newz) December 23, 2025
A população do norte de Yakutia vive em condições climáticas extremas, com ventos fortes e nevascas persistentes. Durante as épocas de frio muito extremado, as aulas nas escolas são suspensas.
Moradores relatam nas redes sociais a dificuldade de sair de casa, já que as portas ficam bloqueadas pela neve acumulada pelos ventos, cujas rajadas chegam a 35 metros por segundo.
