Notícias

'Ignorante e amargurada': Kremlin reage à grosseira mensagem de Natal de Zelensky

Sem citar nomes, líder do regime de Kiev desejou a morte a outra pessoa e alegou, ainda, que a população russa é um "povo sem Deus".
'Ignorante e amargurada': Kremlin reage à grosseira mensagem de Natal de ZelenskyGabinete de Imprensa da Presidência da Ucrânia

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, resposdeu nesta quinta-feira (25) à mensagem de Natal "verdadeiramente bizarra" do líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, publicada no dia anterior.

"Ignorante e amargurada. Ele parece uma pessoa desequilibrada". 

"É de se perguntar se ele é capaz de tomar decisões apropriadas para resolver o conflito por meios diplomáticos e políticos", afirmou o porta-voz.

Peskov observou que Moscou continuará o diálogo com os EUA acerca da resolução do conflito ucraniano após a análise dos documentos apresentados pelo enviado especial das negociações, Kirill Dmitriev, ao presidente russo, Vladimir Putin. 

Dmitriev reportou ao presidente os resultados das últimas conversas com autoridades dos Estados Unidos sobre o conflito ucraniano, promovidas em Miami no domingo (21).

Mensagem de morte em noite de Natal

Em discurso de Natal divulgado na quarta-feira (24), Zelensky utilizou sua fala ao povo ucraniano para condenar a população russa como um "povo sem Deus" e desejar a morte de uma outra pessoa, sem citar nomes

"Querido povo, desde a antiguidade, os ucranianos acreditavam que os céus se abrem na noite de Natal. E, se contarem seu sonho aos céus, certamente ele se tornará realidade. Hoje, nosso sonho é único e nós fazemos um só desejo. Que ele morra", disse Zelensky.

Ele ainda alegou, no mesmo pronunciamento, que russos são ateus, anti-cristãos e não têm relação com "algo humano".