Putin prevê 'transformação tecnológica' sem precedentes nos próximos 15 anos

O presidente russo indicou que as tecnologias de inteligência artificial superam o potencial de repercussão da exploração espacial do século passado.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (25) que nos próximos 15 anos ocorrerá um rápido avanço da inteligência artificial.

"Trata-se dos próximos 10 a 15 anos. Já é evidente que será um período de transformação tecnológica colossal e de desenvolvimento acelerado da inteligência artificial", afirmou em um discurso na sessão do Conselho de Estado.

"É o maior avanço tecnológico que, provavelmente, a história mundial ainda não conheceu", acrescentou.

O presidente russo comparou a tecnologia com a exploração espacial, ressaltando que o avanço histórico representou uma revolução tecnológica que mudou o mundo à sua própria medida.

"Mas quero enfatizar uma coisa: a inteligência artificial é uma tecnologia muito mais disruptiva, abrangente e, como se costuma dizer, de ponta a ponta. Ela está conquistando rapidamente todas as esferas da vida, automatizando uma vasta gama de tarefas", destacou.

O Conselho de Estado celebra o marco de 25 anos de sua fundação, após ser reestabelecido por decreto de Putin em setembro de 2000.