A Índia alcançou um marco importante em seu programa espacial na quarta-feira (24), ao lançar com sucesso o satélite de comunicações BlueBird Block-2, da empresa americana AST SpaceMobile.
O equipamento foi lançado pelo foguete LVM3-M6 'Baahubali', desenvolvido pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO). Ele leva ao espaço o satélite mais pesado da história a orbitar em altitude inferior a 2 mil quilômetros da superfície terrestre, na região denominada de órbita terrestre baixa (LEO, pela sigla em inglês), e também a carga mais pesada a ser lançada da Índia, batendo a marca de 6 toneladas, segundo o veículo alemão Die Welt.
O primeiro-ministro Narendra Modi celebrou, em sua conta no X, o avanço do programa espacial indiano. Ele afirmou que, com o desempenho confiável do LVM3, a Índia fortalece as bases para missões futuras, expande seus serviços comerciais e aprofunda parcerias globais, destacando que essa maior capacidade e autossuficiência "são formidáveis para as próximas gerações".
O premiê indiano afirma que o sucesso estabelece uma base sólida para a realização de missões futuras a bordo do LVM3, referenciando o projeto Gaganyaan, que visa lançar voos espaciais tripulados de duração curta em órbita baixa, com retorno seguro dos tripulantes.