Notícias

NYT: Blinken pressiona para que Kiev possa atacar o território russo com armas dos EUA

De acordo com o jornal, a proposta ainda está em fase de elaboração, mas já está sendo ativamente promovida em meio à crescente pressão sobre a ofensiva russa na província de Kharkov.
NYT: Blinken pressiona para que Kiev possa atacar o território russo com armas dos EUAGettyimages.ru / Andriy Andriyenko / SOPA Images / LightRocket

O Departamento de Estado dos EUA, chefiado por Antony Blinken, está pressionando para enfraquecer a proibição que impede as forças ucranianas de atacar o território russo, com exceção de novas regiões, com armas fornecidas por Washington, informa o The New York Times, citando autoridades familiarizadas com o assunto.

O jornal escreve que a proposta ainda está em fase de formação e não foi formalmente apresentada ao presidente dos EUA, Joe Biden, embora já esteja sendo ativamente promovida em meio à crescente pressão sobre a ofensiva russa na província de Kharkov.

Além disso, de acordo com o NYT, as recentes declarações do Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, sugerindo que poderiam ser feitas exceções no uso de armas dos EUA na Rússia, são vistas como "outra pista" para a possível mudança.

O veículo observa que o Reino Unido, que geralmente acompanha Washington em termos de estratégia militar, já suspendeu "silenciosamente" suas próprias restrições ao uso de mísseis Storm Shadow contra o território russo.

Em 20 de maio, um grupo de congressistas norte-americanos, liderado pelo presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes dos EUA, Michael Turner, exigiu em uma carta ao secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, que desse luz verde à Ucrânia para usar "armas fornecidas pelos EUA" contra "alvos estratégicos dentro do território russo em determinadas circunstâncias".