Estados Unidos parabenizam Nasry Asfura após candidato vencer eleições presidenciais de Honduras

Declaração foi publicada após o Conselho Nacional Eleitoral de Honduras confirmar a vitória de Nasry Asfura nas eleições presidenciais.

Os Estados Unidos parabenizaram Nasry Asfura após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de Honduras declarar, nesta quarta-feira (24), a vitória do candidato nas eleições presidenciais do país.

A manifestação foi feita pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, que afirmou reconhecer o resultado do pleito e sinalizou disposição para cooperação com o novo governo hondurenho.

"O povo de Honduras falou: Nasry Asfura é o próximo presidente de Honduras. Os Estados Unidos parabenizam o presidente eleito Nasry Asfura e aguardam com expectativa a oportunidade de trabalhar com sua administração para promover a prosperidade e a segurança em nosso hemisfério", escreveu Rubio.

A declaração foi divulgada minutos depois de o CNE anunciar oficialmente o resultado das eleições, encerrando a apuração dos votos e confirmando a vitória de Asfura.

Na mesma mensagem, o secretário de Estado indicou que Washington espera manter relações institucionais com a futura administração hondurenha, com foco em temas regionais.