Notícias

Naufrágio de barco com imigrantes no Mediterrâneo deixa 116 mortos

Embarcação partiu da Líbia; apenas um migrante sobreviveu e foi resgatado por pescadores tunisianos.
Naufrágio de barco com imigrantes no Mediterrâneo deixa 116 mortosGettyimages.ru / Jaime Perez Rivero/Anadolu

Um naufrágio na rota do Mediterrâneo central deixou 116 migrantes mortos, segundo o jornal italiano Corriere della Sera nesta quarta-feira (14), citando informações da organização humanitária Sea Watch. Apenas uma pessoa sobreviveu ao acidente e foi resgatada por um barco de pesca da Tunísia.

De acordo com as informações divulgadas, a embarcação havia partido na quinta-feira (18) da Líbia e, pouco depois, emitiu um pedido de socorro. O avião Seabird, que costuma monitorar a região, não conseguiu localizar o barco, o que levantou desde o início a suspeita de um naufrágio.

Segundo o jornal, a ONG Alarm Phone relatou que foi alertada sobre a embarcação na sexta-feira (19).

"Temiam que durante a noite de 19 de dezembro tivesse ocorrido mais um naufrágio", afirmou a organização. De acordo com a entidade, o barco havia saído de Zuwara com 117 pessoas a bordo, e as autoridades costeiras e ONGs foram notificadas, apesar da ausência de uma posição por GPS. As tentativas de contato por telefone via satélite não tiveram sucesso.

Dois dias depois, no domingo (21), a Alarm Phone informou ter recebido relatos de que pescadores tunisianos encontraram um único sobrevivente em um barco de madeira. O homem declarou que partiu de Zuwara dois dias antes e que era o único sobrevivente. Conforme o relato, poucas horas após a saída, as condições meteorológicas se agravaram, com ventos que chegaram a 40 km/h.

Imagens divulgadas posteriormente pela ONG, extraídas de um vídeo recebido de pescadores, mostraram o sobrevivente, que foi encaminhado a um hospital na Tunísia. A Alarm Phone afirmou ao jornal que ainda tenta verificar todas as informações e estabelecer contato direto com o resgatado e com os pescadores para esclarecer as circunstâncias e o local exato do naufrágio.