
Milei é eleito personalidade do ano por jornais da América Latina

O Grupo de Diarios América (GDA), consórcio que reúne 15 dos principais jornais da região, incluindo O Globo, elegeu o presidente da Argentina, Javier Milei, como a personalidade do ano de 2025 na América Latina, divulgou o jornal argentino La Nación no domingo (21).
O cantor porto-riquenho Bad Bunny ficou com o segundo lugar, enquanto a presidente do México, Claudia Sheinbaum, ficou em terceiro.
A reportagem do La Nación, que compõe o conglomerado, enfatizou a consolidação política de Milei após sua vitória nas eleições legislativas em outubro de 2025.
A publicação aponta que o presidente argentino conseguiu manter sua relevância política na região, apesar dos desafios enfrentados ao longo do ano, como o escândalo da criptomoeda $LIBRA, promovida por Milei e que sofreu forte desvalorização, e da investigação de sua irmã, Karina Milei, sob suspeita de corrupção.

Boa vizinhança
"[Milei] nunca escondeu seu alinhamento com os Estados Unidos e orientou sua política externa para atender aos desejos da Casa Branca", escreve a publicação, antecipando o eloquente resultado na outra modalidade.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi o escolhido como vencedor na categoria internacional, seguido pela venezuelana Maria Corina Machado, conhecida por sua oposição ao governo de Nicolás Maduro e laureada com o Nobel da Paz em 2025.
O processo de escolha é realizado por diretores, subdiretores e editores-chefe dos jornais que integram o GDA.
Empresas que compõem o conglomerado
La Nación, Argentina
O Globo, Brasil
El Mercurio, Chile
El Tiempo, Colômbia
La Nación, Costa Rica
La Prensa Gráfica, El Salvador
El Universal, México
El Comercio, Peru
El Nuevo Día, Puerto Rico
Listín Diario, República Dominicana
El País, Uruguai
El Nacional, Venezuela
