O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, afirmou à imprensa nesta quarta-feira (24) que "todos os principais parâmetros da posição da Rússia" em relação à resolução do conflito na Ucrânia são "bem conhecidos" pelos Estados Unidos.
Assim o porta-voz reagiu ao pedido para comentar o projeto de acordo de paz de 20 pontos do líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, revelado na mídia ucraniana.
O porta-voz acrescentou que o enviado especial da presidência russa e diretor-geral do Fundo Russo de Investimento Direto, Kirill Dmitriev, já informou detalhadamente o presidente russo, Vladimir Putin, sobre suas conversas com representantes do governo americano sobre o conflito ucraniano, realizadas recentemente em Miami.
Peskov rejeitou o pedido de um dos correspondentes para revelar que tipo de documentos Dmitriev discutiu com a parte americana durante as conversas.
"Continuamos considerando, também nesta fase, que é muito pouco oportuno manter qualquer tipo de conversa [sobre o conflito ucraniano] através dos meios de comunicação social. Não vamos dizer o que levou exatamente Dmitriev [a Miami], e muito menos vamos falar sobre isso através da imprensa", concluiu.
Peskov revelou também que Moscou, no futuro próximo, continuará coom os contatos com os Estados Unidos "pelos canais existentes".