Notícias

EUA adiam para 2027 novas tarifas sobre chips da China

De acordo com análise da Reuters, o adiamento da aplicação das tarifas reflete o interesse de Donald Trump em reduzir a tensão nas relações comerciais entre Estados Unidos e China.
EUA adiam para 2027 novas tarifas sobre chips da China123RF

O presidente dos EUA, Donald Trumpanunciou no último 22 de dezembro a intenção de aplicar tarifas mais elevadas a microprocessadores de origem chinesa somente a partir de junho de 2027. A alíquota específica será divulgada 30 dias antes da entrada em vigor da medida.

Segundo documento, os Estados Unidos vão impor uma tarifa inicial de 0% sobre semicondutores procedentes da China, que "será incrementada em 18 meses, em 23 de junho de 2027".

"Com base nas informações obtidas durante a investigação, e após consultar o Comitê da Seção 301, o objetivo da China de dominar a indústria de semicondutores é irracional e representa um fardo ou uma restrição para o comércio estadunidense, sendo, portanto, passível de ações legais", afirma o documento.

De acordo com análise da Reuters, o adiamento da aplicação das tarifas reflete o interesse de Donald Trump em reduzir a tensão nas relações comerciais entre Estados Unidos e China. Autoridades chinesas anunciaram restrições à exportação de metais de terras raras, insumos dos quais dependem amplamente empresas do setor tecnológico, inclusive norte-americanas.