Notícias

Chefe da marinha russa descreve qual é a principal causa da instabilidade global

De acordo com Nikolay Yevmenov, a situação político-militar global "é caracterizada pela alta tensão e dinâmica, mantendo um caráter complicado e instável".
Chefe da marinha russa descreve qual é a principal causa da instabilidade globalSputnik / Aleksandr Galperen

"O fator fundamental que determina o aumento da instabilidade global e regional é a aspiração dos EUA e de seus aliados de manter a ordem mundial unipolar e o domínio econômico", disse o chefe da Marinha russa, almirante Nikolai Yevmenov, em entrevista ao jornal russo Krasnaya Zvezda na quarta-feira.

De acordo com o oficial militar sênior, para realizar essa tarefa, os países ocidentais "usam ativamente métodos de pressão política, econômica, midiática e militar, incluindo o uso de força militar em violação ao direito internacional".

Nesse contexto, a situação político-militar global "é caracterizada por alta tensão e dinâmica, mantendo um caráter complicado e instável". Entre os aspectos que determinam sua evolução, Yevmenov mencionou o confronto entre a Rússia e o Ocidente, devido à crise ucraniana, e o terrorismo internacional.

Além disso, entre as ameaças à segurança militar da Rússia, ele apontou "a presença de poderosos grupos de forças navais estrangeiras nos oceanos Atlântico e Pacífico, e no Mar Mediterrâneo", bem como a militarização do Ártico e os planos do Ocidente de minar os interesses russos na região, revisando o status da Rota do Mar do Norte.

Para enfrentar esses desafios, o almirante enfatizou a necessidade de uma marinha moderna que, juntamente com o restante das Forças Armadas, seja capaz de "garantir a dissuasão estratégica nuclear e convencional da agressão e a proteção dos interesses nacionais da Federação Russa nos oceanos do mundo".