Lula sobre relação com Trump: 'Muita gente imaginava guerra, viramos amigos'

Presidente destacou amizade com Trump e afirmou que medidas tarifárias dos EUA foram irrelevantes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (23) que, apesar das expectativas negativas, sua relação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, evoluiu para uma amizade. A declaração foi feita durante um evento em Brasília, onde Lula também comentou sobre questões econômicas e diplomáticas.

"Muita gente imaginava que eu e o Trump iríamos entrar em guerra, nós terminamos virando amigos", disse Lula, ao citar a reação a medidas tarifárias impostas pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros. "Mesmo a taxação que os Estados Unidos fizeram contra o Brasil, ela terminou sendo irrelevante", completou.

Sem detalhar os bastidores da relação bilateral, Lula afirmou que a situação acabou sendo superada e aproveitou para defender o otimismo em meio a desafios econômicos. "Olha, porque há uma coisa que nós temos que fazer, nós temos que acreditar sempre, desacreditar jamais. Sabe, lutar todo santo dia, não desistir nunca". 

A fala ocorreu durante a cerimônia de assinatura de um decreto que reconhece a cultura gospel como manifestação cultural, mas o discurso do presidente abordou também outros temas, como inflação, comércio exterior e políticas públicas.