
Primeira brasileira Miss Universo morre aos 80 anos; saiba quem foi Ieda Maria Vargas
Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, morreu aos 80 anos na última segunda-feira (22), em Gramado, Rio Grande do Sul. Ela estava internada há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel, conforme publicado pela Folha de S.Paulo.
"Minha solidariedade aos filhos, netos, familiares e a todos que acompanharam e admiraram sua história", publicou o governador Eduardo Leite em sua rede X.
A trajetória da ex-miss incluiu desafios pessoais. Aos 55 anos, sofreu um AVC que afetou memória e fala, mas conseguiu se recuperar.
Passarela
A consagração internacional de Ieda Maria Vargas ocorreu em 21 de julho de 1963, quando ela venceu o concurso Miss Universo, em Miami, nos Estados Unidos. Foi a primeira vez que uma brasileira alcançou o título, marco que projetou o Brasil no circuito global dos concursos de beleza.

Nascida em Porto Alegre, Ieda começou a ganhar destaque ainda jovem. Aos 17 anos, venceu o concurso Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul, passo inicial de uma trajetória que incluiria os títulos de Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul e, posteriormente, Miss Brasil, credenciais que a levaram ao palco do Miss Universo.
Ao longo dos anos, sua relevância ultrapassou o universo da moda e da beleza. Ieda foi escolhida em votação popular como uma das personalidades entre os "20 Gaúchos que Marcaram o Século XX", ao lado de figuras como Mario Quintana, Elis Regina, João Goulart, Getúlio Vargas, Lya Luft e Erico Verissimo.
