Um norte-americano de 30 anos foi preso na segunda-feira (22) acusado de estuprar e explorar sexualmente crianças, informou a Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta terça-feira (23).
De acordo com informações divulgadas pelo O Globo, Floyd L. Wallace Jr. foi localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, onde planejava deixar o país. As investigações da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) começaram no início de dezembro após denúncia de um motorista de aplicativo.
Ele relatou ter transportado duas meninas que disseram estar indo encontrar um homem mais velho que não falava português e acionou a polícia.
Foi apurado que, em 18 de dezembro, Wallace solicitou uma corrida no bairro do Rocha, Zona Norte do Rio, com quatro meninas menores a bordo, seguindo para a Zona Portuária.
Dois dias depois, viajou para São Paulo. O americano usava múltiplos perfis falsos em redes sociais, apresentando-se como "turista sexual" ou "passport bro", termos ligados à exploração sexual de estrangeiros em outros países.
Wallace possui antecedentes em mais de 13 estados dos EUA por crimes como resistência à prisão e agressão a policial. Ele teve mandado de prisão temporária cumprido pelos crimes de estupro de vulnerável e favorecimento à exploração sexual infantil, com penas que somadas podem chegar a 34 anos de reclusão.
Na ação, foram apreendidos cinco pen drives, sete cartões de memória, um notebook, cinco celulares, bichos de pelúcia, um relógio com câmera oculta e chips de celular. O passaporte do suspeito foi retido. As investigações seguem para identificar outras vítimas e possíveis envolvidos.