
Trump responde se desenvolvimento da 'Frota Dourada' é 'uma resposta à China'

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi questionado pela imprensa na segunda-feira (22) se o desenvolvimento da "Frota Dourada", seu ambicioso projeto destinado a modernizar a Marinha do país, poderia ser considerado "uma resposta à China".

"É uma resposta a todos. Não se trata apenas da China. Nós nos damos muito bem com a China. Tenho um excelente relacionamento com o presidente Xi. E não se trata apenas da China, mas do mundo todo", afirmou o presidente, acrescentando que nunca se sabe de onde pode vir uma potencial ameaça aos EUA.
"Só queremos a paz através da força. Espero que nunca tenhamos de usá-las", disse ele, referindo-se aos novos navios que serão adicionados à frota. "Mas nada parecido com isto jamais será construído novamente", afirmou.
O presidente norte-americano anunciou planos para a Marinha construir uma nova classe de navios de guerra, que ele descreveu como maiores, mais rápidos e 100 vezes mais poderosos do que qualquer navio de guerra americano anterior. O projeto começará com dois navios e espera-se que se expanda para uma frota de 20 a 25 embarcações.
A nova classe de navios de guerra faz parte do compromisso com a chamada "Frota Dourada", uma iniciativa ambiciosa para revitalizar a indústria naval nacional. "Precisamos urgentemente de navios", enfatizou Trump. "Alguns já estão velhos, desgastados e obsoletos", disse ele.
