
Trump anuncia plano para a construção de dois novos navios de guerra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (22) a aprovação do plano para construção de dois novos navios de guerra, que segundo ele serão os maiores já produzidos na história do país. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa em Palm Beach (Flórida), ao lado do secretário de Guerra, Pete Hegseth, e do secretário da Armada, John Phelan.
"Como comandante-em-chefe, é uma grande honra para mim anunciar que aprovei um plano para a Marinha iniciar a construção de dois novos navios de guerra de grande porte, os maiores que já construímos", afirmou o presidente.
Segundo Trump, o primeiro navio se chamará "USS Defiant" (Desafiador Navio dos Estados Unidos, em tradução livre). Em relação à data de construção dos dois primeiros navios, Trump disse que o trabalho começará "quase imediatamente" e durará "provavelmente" dois anos e meio.
Ao fornecer detalhes sobre o número de navios que farão parte da chamada "Frota Dourada" dos EUA, Trump disse que planeja incluir várias dezenas de embarcações em seu ambicioso projeto de modernização da Marinha americana e que o projeto começará com dois navios e deve chegar a uma frota de 20 a 25 embarcações.

Antes da declaração oficial, uma fonte da Casa Branca havia confirmado à agência Bloomberg que o anúncio estaria relacionado à construção naval, mas se recusou a dar mais detalhes.
Na sexta-feira (19), o secretário da Armada, John Phelan, já havia informado que a nova empreitada envolveria o desenvolvimento de uma nova classe de fragatas. A iniciativa faz parte do plano de renovação da frota naval dos EUA, conhecida como "Frota Dourada", voltada para solucionar carências em embarcações de menor porte.
O primeiro dos dois navios será o FF(X), a ser construído pela empresa HII, sediada em Newport News (Virgínia). A embarcação usará como base o modelo do patrulheiro da classe Legend, com previsão de entrega até 2028, segundo Phelan.
