Exposição na Crimeia apresenta artes gráficas e literatura brasileiras do século XX

A iniciativa, na cidade de Sebastopol, busca revelar como artistas e escritores brasileiros do século XX refletiram tendências globais e dialogaram com a cultura russa.

A Galeria da Arte Russa em Sebastopol, na Crimeia, inaugurou a exposição "Brasil: O Familiar e o Desconhecido. Artes Gráficas e Literatura do Século XX", com o objetivo de apresentar aos russos marcos da arte brasileira por meio da literatura e das artes gráficas. Segundo a Embaixada da Rússia no Brasil, a mostra ficará aberta até 1 de fevereiro de 2026.

A exposição compara artes gráficas e literatura do século XX, evidenciando a relação entre elas e destacando "diversos aspectos das características nacionais das abordagens criativas de artistas e escritores, permitindo-nos observar como a arte brasileira do século XX refletiu tendências culturais globais", com obras do Museu Estatal Pushkin de Belas Artes, do Museu Hermitage e da Galeria de Arte Russa.

Além disso, a mostra explora pontos de contato entre Brasil e Rússia, incluindo artistas brasileiros no país europeu e "a trajetória do contato da Rússia com a cultura brasileira ao longo do século XX".