China simula combate aéreo contra aviões franceses em jogos de guerra

O exercício, realizado em Xuchang, envolveu 20 unidades das Forças Armadas e utilizou simulações realistas para treinar decisões táticas e testar novas estratégias militares.

O Exército da China realizou um exercício de guerra simulando combate aéreo entre seus caças J-16 e os franceses Rafale, em serviço em países como França, Egito e Índia, informou o South China Morning Post no domingo (21), citando a estatal CCTV.

Imagens divulgadas pela mídia mostram oficiais movendo maquetes de aviões sobre uma tábua, simulando cenários táticos de combate aéreo.

Segundo a emissora estatal, o exercício, ocorrido em Xuchang, na província de Henan, envolveu 20 unidades de diferentes ramos das Forças Armadas chinesas. Esses "jogos de guerra" são usados para treinar a tomada de decisão, testar novas táticas e antecipar tendências em conflitos futuros, com simulações realistas de operações militares.

Wu Keyu, da Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China, afirmou que os militares chineses começaram a desenvolver jogos de guerra na década de 1990, utilizados pelo Exército, pela Força Policial Armada Popular e pelas academias militares.

"À medida que a complexidade da guerra aumenta, a integração da inteligência artificial nos sistemas de jogos de guerra tornou-se essencial [...] No entanto, os seres humanos não podem ser excluídos do ciclo de planejamento e tomada de decisões bélicas", declarou Wu.