
Enviado de Trump: Rússia permanece totalmente comprometida em alcançar a paz com a Ucrânia

O enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, revelou mais detalhes sobre as conversas que a delegação dos Estados Unidos manteve neste domingo (21), em Miami, com o enviado especial do presidente russo, Vladimir Putin, e CEO do Fundo Russo de Investimento Direto, Kirill Dmitriev.

Em uma publicação na rede social X, Witkoff escreveu que, durante os dois últimos dias na Flórida, as duas partes realizaram "reuniões produtivas e construtivas" com o objetivo de "avançar o plano de paz do presidente [Donald] Trump para a Ucrânia".
"A Rússia permanece totalmente comprometida com a conquista da paz na Ucrânia. A Rússia aprecia muito os esforços e o apoio dos Estados Unidos para resolver o conflito ucraniano e restaurar a segurança global", enfatizou.
Anteriormente, Witkoff comentou sobre os três dias de negociações separadas entre Washington e Kiev na Flórida. Em uma outra publicação no X, Witkoff afirmou que a delegação ucraniana realizou "uma série de reuniões produtivas e construtivas com parceiros americanos e europeus".
Além disso, o enviado norte-americano indicou que uma reunião separada e construtiva entre os EUA e a Ucrânia foi realizada, com foco em quatro documentos principais:
- desenvolvimento adicional de um plano de 20 pontos;
- harmonização de posições sobre uma estrutura multilateral de garantia de segurança;
- harmonização de posições sobre uma estrutura de garantia de segurança dos EUA para a Ucrânia;
- e desenvolvimento adicional de um plano econômico e de prosperidade.

