União Econômica Eurasiática firma acordo de livre comércio com a Indonésia

Tratado prevê eliminação de tarifas sobre a maior parte das exportações e impacto estimado de US$ 3 bilhões no comércio bilateral.

Os países da União Econômica Euroasiática (UEE) e a Indonésia assinaram neste domingo (21) um acordo de livre comércio que prevê a eliminação de tarifas sobre 94% das exportações de mercadorias da união para o país asiático.

A assinatura ocorreu em São Petersburgo, durante a reunião do Conselho Econômico Supremo Euroasiático, com participação do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Este é o terceiro acordo de livre comércio firmado pela UEE em 2025, após tratados com os Emirados Árabes Unidos e um acordo comercial provisório com a Mongólia.

As negociações para a criação da zona de livre comércio com a Indonésia foram aprovadas em 2022 e avançaram com várias rodadas de diálogo ao longo de 2023 e 2024.

Segundo o ministro do Comércio da Comissão Econômica Euroasiática (CEE), Andrey Slepniov, a retirada das tarifas terá impacto direto sobre aproximadamente 3 bilhões de dólares (R$ 16 bilhões) do intercâmbio comercial entre a UEE e Jacarta.

O ministro do Comércio da Indonésia, Budi Santoso, afirmou que as economias são complementares em diferentes setores e destacou que o acordo amplia o acesso indonésio ao mercado euroasiático.

"O acordo de livre comércio entre a Indonésia e a União Econômica Euroasiática foi concebido para enfrentar não apenas os desafios atuais, mas também os futuros", declarou.