Notícias

'Chanceler da guerra': Merz é recebido a vaias em evento de memória a vítimas de massacre

Moradores de Magdeburgo expressaram seu descontentamento com as políticas e valores do chanceler alemão, durante o ato de luto pelas vítimas do massacre no mercado de natal em 2024.
'Chanceler da guerra': Merz é recebido a vaias em evento de memória a vítimas de massacreGettyimages.ru / picture alliance / Contributor

O chanceler alemão Friedrich Merz foi recebido com raiva e indignação pelos participantes da vigília de um ano do Massacre de Magdeburgo, no sábado (20), sendo alvo de vaias e injúrias sob gritos da população local. 

"Não o queremos aqui", "chanceler mentiroso", "chanceler da guerra", "hipócrita" e "vá embora" ["Hau ab", em alemão] foram alguns dos clamores dos presentes no ato de memória.

"O povo de Magdeburgo está descontando sua frustração em Friedrich Merz. Nem mesmo buquês de flores, nada! Merz simplesmente continua fugindo", escreve a legenda de um dos vídeos.

Reporta-se ainda que, pessoas que se aproximavam do chanceler lhe perguntavam quando seriam tomadas medidas para conter a imigração ilegal para a Alemanha.

O evento é dedicado ao luto pelas vítimas da tragédia que deixou seis mortos e mais de 300 feridos em dezembro de 2024, quando um motorista, identificado como o saudita anti-islã Taleb al Abdulmohsen, atropelou uma multidão em um mercado de Natal. A reabertura do mercado de Natal da cidade só foi permitida no final de novembro deste ano, após melhorias na segurança.