'Chanceler da guerra': Merz é recebido a vaias em evento de memória a vítimas de massacre

O chanceler alemão Friedrich Merz foi recebido com raiva e indignação pelos participantes da vigília de um ano do Massacre de Magdeburgo, no sábado (20), sendo alvo de vaias e injúrias sob gritos da população local.
"Não o queremos aqui", "chanceler mentiroso", "chanceler da guerra", "hipócrita" e "vá embora" ["Hau ab", em alemão] foram alguns dos clamores dos presentes no ato de memória.
„Hau ab, Du Lügen-Kanzler!“: Bürger buhen Bundeskanzler Merz (CDU) in Magdeburg gnadenlos aus! pic.twitter.com/O3RHNLMVpq
— Deutschland Kurier (@Deu_Kurier) December 20, 2025
"O povo de Magdeburgo está descontando sua frustração em Friedrich Merz. Nem mesmo buquês de flores, nada! Merz simplesmente continua fugindo", escreve a legenda de um dos vídeos.
Reporta-se ainda que, pessoas que se aproximavam do chanceler lhe perguntavam quando seriam tomadas medidas para conter a imigração ilegal para a Alemanha.
Unfassbar: wie kann er es wagen? Merz, der die Massenmigration weiter forciert, taucht in Magdeburg auf – dort, wo Menschen starben, darunter Kinder und hunderte Menschen gebrochen wurden. Die Stadt hat ihn verjagt. Zu Recht. pic.twitter.com/BiXw8fhYzV
— Julian Adrat (@JulianAdrat) December 20, 2025
O evento é dedicado ao luto pelas vítimas da tragédia que deixou seis mortos e mais de 300 feridos em dezembro de 2024, quando um motorista, identificado como o saudita anti-islã Taleb al Abdulmohsen, atropelou uma multidão em um mercado de Natal. A reabertura do mercado de Natal da cidade só foi permitida no final de novembro deste ano, após melhorias na segurança.
