Pelo menos dez pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas em um tiroteio na madrugada deste domingo (21) no township de Bekkersdal, a cerca de 40 km a oeste de Joanesburgo, na África do Sul, informou a AFP (Agence France‑Presse) citando a Polícia local.
Segundo as autoridades, homens armados não identificados abriram fogo contra frequentadores de um bar e pessoas nas ruas, em um ataque que aconteceu por volta de 1h da manhã (horário local). Testemunhas relataram tiros aleatórios, e um cerco foi montado para localizar os suspeitos.
A Polícia de Gauteng, província onde fica Bekkersdal, afirmou que desconhece, até o momento, a motivação do crime e que equipes de investigação, incluindo unidades de inteligência e gerenciamento de crimes graves, estão no local colhendo depoimentos e rastros balísticos.
As vítimas feridas foram levadas a hospitais próximos, e ainda não há detalhes sobre a identidade dos mortos ou sobre eventuais prisões relacionadas ao ataque.
Autoridades sul‑africanas lançaram alerta à população local e pedem que qualquer informação que possa ajudar na investigação seja comunicada à polícia. Até a publicação desta reportagem, não havia confirmação de prisão dos suspeitos.