Um anel de ouro que pertenceu a Napoleão Bonaparte foi roubado na noite de quarta para quinta-feira do museu Dernier Quartier Général de Napoléon, localizado em Genappe, na Bélgica, segundo a imprensa local.
De acordo com as informações, dois suspeitos invadiram o prédio após quebrar uma janela e destruíram diversas vitrines para levar peças da coleção. Entre os itens furtados está um anel de 18 quilates com cinco diamantes, recuperado durante a fuga do imperador após a derrota na batalha de Waterloo, em 18 de junho de 1815. Moedas de ouro e prata do período napoleônico também foram levadas.
O museu, que pertence à Província de Brabante Valão, destacou que o valor histórico das peças é muito superior ao seu preço de mercado, por se tratar de um patrimônio singular ligado à história europeia. O edifício contava com sistema de alarme e outros dispositivos de segurança, que, no entanto, não impediram o crime.
Segundo Tanguy Stuckens, presidente do colégio provincial, os protocolos de segurança funcionaram conforme o previsto, embora ele tenha ressaltado a dificuldade de conter ações desse tipo. "Quando lidamos com pessoas que provavelmente são profissionais, é evidente que se torna difícil detê-las", afirmou.
A direção do museu informou que registrou queixa, e o Ministério Público de Brabante Valão abriu uma investigação para identificar os responsáveis pelo furto.