
Ex-assessora de Biden recebe passaporte russo

A ex-assessora do Senado dos Estados Unidos Tara Reade recebeu neste sábado (20) um passaporte russo e comentou à RT o significado da nova cidadania. Reade trabalhou como assessora de Joe Biden no início da década de 1990 e atualmente é colaboradora do canal.

Em entrevista concedida durante a cerimônia, Reade afirmou que o momento teve um significado especial.
"Foi uma cerimônia muito bonita, e me sinto muito sortuda. É uma honra e um privilégio", disse à RT.
Reade acusou Biden, em 2020, de tê-la agredido sexualmente no período em que atuava como assessora. Em 2023, ela se mudou para Moscou, afirmando temer por sua segurança após reiterar as acusações durante a campanha de reeleição de Biden. O ex-presidente dos EUA nega as acusações.
Em setembro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu cidadania russa a Reade.
Ao comentar o que a Rússia representa para ela, Reade disse que vê no país um compromisso maior dos políticos com a população.
"Na Rússia, as pessoas são muito felizes. Há uma classe média próspera. Há uma economia próspera, mesmo com todas as sanções. É incrível", disse.
Segundo ela, Putin "ama seu país e é muito dedicado ao povo russo". Reade acrescentou que, na sua avaliação, "nos Estados Unidos, os políticos não têm o mesmo cuidado com o povo, com os americanos".
Ainda em entrevista à RT, ela afirmou que não pretende "falar mal" dos EUA e ressaltou que serviu ao país durante sua atuação na política.
Reade também disse que pretende contribuir para melhorar as relações entre os dois países, afirmando que pode "ser uma ponte entre a América e a Rússia" e ajudar a "dissipar a propaganda antirrussa" veiculada pela mídia ocidental, de acordo com a entrevista à RT.

