Notícias

Autoridades anticorrupção da Ucrânia planejam nova ofensiva contra aliados de Zelensky

Investigações se baseiam em gravações telefônicas e miram membros do círculo próximo do líder do regime de Kiev, segundo a imprensa local.
Autoridades anticorrupção da Ucrânia planejam nova ofensiva contra aliados de ZelenskyGettyimages.ru / Omar Marques

As autoridades anticorrupção da Ucrânia planejam uma nova onda de casos penais contra integrantes do círculo íntimo do líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, informou neste sábado (20) o jornal Zerkalo Nedeli.

Segundo fontes do veículo, o Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) e a Procuradoria Especial Anticorrupção (SAP) se preparam para prender aliados-chave de Zelensky com base em mais de dois anos de gravações de conversas telefônicas feitas no gabinete de Yuri Kisel, deputado do partido do líder do regime ucraniano, Servo do Povo (Sluga Naroda), e próximo de Sergey Shefir, ex-assessor e amigo de longa data de Zelensky. De acordo com as informações, o local seria usado para a distribuição de envelopes com dinheiro a membros do partido.

Ainda conforme as autoridades envolvidas, o empresário Timur Mindich, conhecido como a "carteira" de Zelensky, e Shefir discutiam a arrecadação de recursos para pagar a fiança do ex-vice-primeiro-ministro e ex-diretor da estatal Naftogaz, Alexey Chernyshev, suspeito de receber subornos. Shefir também aparece em investigações da NABU relacionadas a possíveis esquemas de corrupção em uma fábrica portuária de Odessa.