O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira centenas de milhares de páginas de documentos inéditos relacionados ao caso do financista e predador sexual Jeffrey Epstein, incluindo imagens de personalidades de alto nível.
A seguir, um levantamento das personalidades norte-americanas e internacionais que aparecem nesta nova leva de arquivos.
O ex-presidente Bill Clinton: fotos mostram o ex-presidente em aparentes momentos de férias com Epstein e sua parceira Ghislaine Maxwell. Em uma delas, Clinton surge parcialmente nu em um jacuzzi, acompanhado de Maxwell e de uma mulher não identificada.
Mick Jagger: o cantor dos Rolling Stones é registrado jantando com Epstein e Clinton.
Michael Jackson: o 'Rei do Pop' aparece em pé ao lado de Epstein, usando seus óculos escuros característicos, enquanto Epstein usa pantufas.
Príncipe Andrew: Andrew Mountbatten-Windsor aparece em uma foto em preto e branco recostado no colo de várias mulheres, reacendendo antigas acusações que ele sempre negou.
Outras personalidades que também aparecem nesse conjunto de arquivos são a supermodelo britânica Naomi Campbell, a cantora e atriz Diana Ross e Sarah Margaret Ferguson, ex-esposa do príncipe Andrew.
Embora algumas das imagens sejam impactantes, o Departamento de Justiça ressaltou que aparecer ao lado de Epstein não implica culpa criminal, já que muitas fotos divulgadas anteriormente, incluindo algumas envolvendo o ex-presidente Donald Trump, registram apenas encontros sociais ou casuais.
O órgão também reforçou em sua conta no X que "não está ocultando os nomes de políticos" diante de suspeitas de protecionismo, como as críticas ao FBI por supostamente proteger Trump no caso.
Em resposta a questionamentos, o Departamento citou o fiscal Todd Blanche: "As únicas censuras aplicadas aos documentos são as exigidas por lei. Não censuramos nomes de pessoas ou políticos, a menos que sejam vítimas.".