Notícias

Moraes aponta risco de fuga e nega prisão domiciliar a Bolsonaro

Ministro mencionou ''atos concretos visando a fuga'' e lembrou episódio em que ex-presidente tentou soldar tornozeleira.
Moraes aponta risco de fuga e nega prisão domiciliar a BolsonaroGettyimages.ru / Ton Molina

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes apontou a existência de "atos concretos visando à fuga" ao negar, nesta sexta-feira (19), o pedido da defesa de Jair Bolsonaro, que solicitava a concessão de prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente. As informações são do jornal CartaCapital, que obteve acesso à decisão.

Ao longo do documento, o ministro relembra o episódio em que Bolsonaro teria danificado sua tornozeleira eletrônica com um ferro de solda, bem como a existência de um documento com um pedido de asilo ao governo da Argentina, do aliado Javier Milei, encontrado no celular do ex-presidente.

"Ressalte-se, ainda, que o modus operandi da organização criminosa (…) indica a possibilidade de planejamento e execução de fugas para os Estados Unidos, onde se encontra o filho do custodiado Eduardo Bolsonaro, como feito pelo réu Alexandre Ramagem", acrescenta o ministro. 

Apesar de negar a prisão domiciliar, Moraes autorizou a realização de uma cirurgia de hérnia, cuja necessidade foi constatada horas antes por perícia da Polícia Federal.