
Trump confirma ataques contra 'terroristas assassinos' na Síria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (19) uma ofensiva contra posições do grupo terrorista Estado Islâmico* na Síria, em retaliação ao assassinato de militares norte-americanos no país.
CENTCOM forces launched fighter jets, attack helicopters and other assets to conduct the large-scale strike. pic.twitter.com/3szSo2u5rm
— U.S. Central Command (@CENTCOM) December 19, 2025
Em publicação na plataforma Truth Social, o mandatário afirmou que, após a morte "atroz" de "valentes patriotas americanos", Washington está conduzindo uma "retaliação muito severa" contra os responsáveis.
"Estamos atacando com grande intensidade os redutos do Estado Islâmico* na Síria, uma terra banhada em sangue com muitos problemas, mas com um futuro brilhante se o Estado Islâmico* for erradicado", escreveu o mandatário norte-americano.

Trump acrescentou que o governo sírio, "liderado por um homem que está trabalhando arduamente para tornar a Síria grande novamente", apoia integralmente essas ações.
O presidente dos Estados Unidos também emitiu um alerta aos grupos armados islamistas.
"Todos os terroristas maldosos o suficiente para atacar americanos estão avisados: serão atingidos com mais força do que nunca se atacarem ou ameaçarem os Estados Unidos de qualquer forma", afirmou.
*Reconhecido como grupo terrorista na Rússia e proibido em todo o território do país.
