Marek Suski, um deputado do partido de oposição Lei e Justiça (PiS, na sigla em polonês) abandonou de forma abrupta uma reunião parlamentar na Polônia após criticar colegas e denunciar uma suposta fraude no processo interno do Legislativo. Segundo a mídia local, o episódio ocorreu na quinta-feira (18), durante uma sessão da Comissão de Cultura, Patrimônio Nacional e Meios de Comunicação do Sejm, o Parlamento do país.
Suski se despediu dos demais integrantes do colegiado com declarações fortes antes de deixar a sala.
"Obrigado, estou saindo desta comissão. Não se pode trabalhar com idiotas. Adeus, senhoras e senhores", afirmou. Em seguida, ao se retirar com sua pasta, completou: "Adeus, idiotas!".
A reação ocorreu após, segundo Suski, não haver espaço para debate sobre uma moção que tratava da destituição do deputado Piotr Adamowicz, da Coalizão Cívica, do cargo de presidente da comissão.
Posteriormente, o parlamentar do PiS declarou que sua atitude foi uma resposta ao que classificou como uma "fraude" que teria permitido a eleição de Adamowicz para a presidência do colegiado.
"A fraude no Sejm não pode ser tolerada; deve ser avaliada de alguma maneira. Como não há oportunidade de falar, a única opção que resta é descrevê-la assim”, argumentou Suski.