Clássico da literatura brasileira integra currículo das escolas da China

Obra de José Mauro de Vasconcelos já vendeu mais de 400 mil exemplares no gigante asiático.

O livro 'Meu Pé de Laranja Lima', finalizado em 1968 pelo autor José Mauro de Vasconcelos, integra os currículos das escolas da China, segundo uma reportagem publicada nesta quarta-feira pela jornalista chinesa Isabela Shi.

Em seu vídeo, a jornalista conta que mais de 400 mil exemplares do clássico da literatura brasileira já foram vendidos no gigante asiático. Após ter sido traduzido em 2010, o livro "entrou na lista dos livros mais populares do ano e ganhou o prêmio Bing Xi de Literatura Infantil".

Em razão das comemorações pelos 50 anos de relações diplomáticas sino-brasileiras, uma edição especial do romance foi lançado na China, com o objetivo de incluí-lo na lista de livros de literatura do ensino primário do país. 

"Os dois países, apesar das longas distâncias geográficas, têm muitas semelhanças. Por exemplo na educação: a ternura da família, o amor dos pais, são semelhantes em todos os países", declarou a linguista Wei Ling, que além de ter traduzido o clássico, também publicou edições de 'Vamos aquecer o sol?' e 'Doidão'.