Notícias

Putin explica expressão 'porcos europeus'

Há dois dias, o presidente russo usou esse termo no contexto do confronto entre o Ocidente e a Rússia.
Putin explica expressão 'porcos europeus'Sputnik / Sergey Bobylev

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, evitou mencionar especificamente os políticos a quem se referiu como "porcos europeus" há alguns dias, durante uma reunião com a cúpula militar da Rússia.

"Não me referia a ninguém em particular", disse Putin nesta sexta-feira (19) em seu tradicional balanço anual.

Ele detalhou que, de modo geral, nunca se refere as pessoas específicas. 

"Eu me referia a um grupo de pessoas em geral, um grupo indefinido, como dizem os advogados", respondeu Putin com um sorriso.

O presidente russo lembrou que a situação tensa nas relações com o Ocidente "surgiu há algum tempo" e citou um verso da obra Evgeny Onegin, do grande poeta russo Alexander Pushkin: "Mas algumas já não estão e outras estão longe".

A expressão sobre os "porcos" surgiu na quarta-feira (17), quando Putin comandou a reunião ampliada do Ministério da Defesa e apontou para o fracasso dos planos ocidentais de destruir seu país por meio do conflito com a Ucrânia.

"Todos [nos EUA] acreditavam que iriam destruir e desmantelar a Rússia em pouco tempo. E os 'porcos' europeus juntaram-se imediatamente aos esforços da administração anterior dos EUA, na esperança de lucrar com o colapso do nosso país, recuperar o que foi perdido em períodos históricos anteriores e tentar vingança", disse o presidente.

CONFIRA AQUI AS PRINCIPAIS DECLARAÇÕES DE PUTIN EM SEU BALANÇO DO ANO DE 2025.